CAPE, O ÚNICO CENTRO DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL 100% VOLTADO À ENFERMAGEM
O CAPE é uma iniciativa do COREN-SP, Conselho Regional de Enfermagem, mais 40 associações, sociedades, instituições e 4 sindicatos que vão garantir uma programação acessível de cursos, seminários, palestras, congressos e outras atividades. O CAPE tem salas de aula, de parceiros, dois auditórios, um plenário para discussões do interesse da categoria e uma área para exposições culturais. O CAPE é essencial para aprimorar a qualidade dos serviços de Enfermagem e o conhecimento de seus profissionais. E isso volta como benefício para a saúde de todos.
UM ESPAÇO PARA OUVIR
A ouvidoria do CAPE tem três conselheiros diariamente à disposição para orientar, informar, receber críticas e denúncias. Eles atendem os profissionais e a sociedade pessoalmente, por telefone e pelo site. É mais uma maneira de garantir a ética e um melhor exercício da profissão.
ACESSO À INFORMAÇÃO
A partir de 2010, os profissionais de Enfermagem do interior também poderão conhecer a programação do Centro. Cursos e eventos realizados no CAPE serão oferecidos nas subseções do COREN-SP para facilitar o acesso à informação em todo o Estado. Futuramente, a programação estará disponível on-line. O projeto do CAPE inclui ainda a criação de um blog científico para debater assuntos de Enfermagem.
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, UM LABORATÓRIO SÓ SEU
A importância da profissão merecia um laboratório assim, exclusivo para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O laboratório tem 3 salas com cenários para simulação, sendo uma para práticas neonatais, com modernos equipamentos e bonecos que parecem seres humanos, até a textura da pele parece a de uma pessoa. Eles choram, respiram, desmaiam, reagem durante procedimentos como aplicação de injetáveis, ressuscitação, verificação de pulso, ausculta cardíaca e aferição de P.A., entre outros. E, através de um software especial, é possível gravar erros de práticas para avaliação desses mesmos erros. Até hoje, esse tipo de treinamento só existia em hospitais e universidades. As aulas do laboratório podem ser assistidas nas salas cenário e simultaneamente nos dois auditórios do CAPE, por meio de câmeras. Além disso, serão gravadas e disponibilizadas no portal do COREN-SP.
TECNOLOGIA TRABALHANDO A FAVOR DA ENFERMAGEM
O laboratório do CAPE vai ter 5 simuladores, 15 bonecos para primeiros socorros, 2 realidades virtuais, 29 equipamentos de treino, 7 bonecos para procedimentos neonatais, 3 para ginecologia e obstetrícia, 4 de anatomia, 5 bonecos para cuidados de Enfermagem e 70 de imobilização. São 140 novos equipamentos a serviço de treinamentos, aulas e práticas que vão aprimorar o conhecimento dos profissionais
Nenhum comentário:
Postar um comentário