Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Infecções por Superbactéria (KPC) causam impactos no uso de antimicrobianos no Brasil

Segundo o Portal COFEN, uma das responsáveis pelo grande número de infecções nos últimos meses tem sido a enzima Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC), a qual pode ser produzida por bactérias presentes no trato gastrintestinal (enterobactérias). Estudos realizados sobre essa enzima apontam que ela confere maior resistência das bactérias aos antibióticos, podendo inativar penicilinas, cefalosporinas e monobactâmicos.
Isso gerou discussões sobre o uso indiscriminado de antibióticos no Brasil, que segundo o Ministro José Gomes Temporão ainda é freqüente, e pode ser agravado pelo autoconsumo, o consumo irresponsável e a má prescrição. Por isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA publicou, no dia 28 de outubro, uma nova regulamentação para compra de antimicrobianos nas farmácias. Como ocorre com os medicamentos controlados, haverá retenção de receita nas farmácias (primeira via) e a via do cliente deverá ser carimbada pelo estabelecimento para comprovar o atendimento.
Medidas de controle como essas impactam sobremaneira no uso dos antibióticos. Mas, cabe a nós profissionais de Enfermagem a Educação em e para a Saúde, a fim de conscientizar a população sobre os riscos do autoconsumo e sobre as medidas de prevenção das infecções, como a lavagem das mãos. Contamos com você nessa luta!
Fonte: COFENO Globo ; Conteúdo Clipping MP .

Nenhum comentário:

Postar um comentário